sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Poltergeist de Enfield


Faaaaaaaaaaalaê galera, firmeza??

Hoje vamos falar do poltergeist mais famoso do mundo que aconteceu nos anos 70 em Enfield, Londres (imagens no fim do post).

Bom, tudo começou em 1977, quando a Sra. Harper e suas três crianças se mudaram para uma nova residência em Enfield. Em uma noite de Agosto, depois de por as crianças para dormir, Sra. Harper foi para seu quarto e testemunhou um grande movimento da sua cômoda, ela colocou-a no lugar mas a cômoda voltou a se mover, barulhos também foram ouvidos. Ela chamou a polícia e eles também ouviram barulho que vinham da parede e viram uma cadeira se mover.

Os fenômenos continuaram na semana seguinte, Sra. Harper decidiu chamar um padre e uma médium. Mas, eles não puderam fazer nada e os estrnhos fenômenos continuaram. Depois imprensa jornalística foi convidada. A espera deles foi finalmente compensada com objetos voando, uma panela até acertou um fotógrafo.

A Society for Psychical Research foi chamada, e nos próximos 13 meses, Michael Grosse e Guy Lyon Playfair fizeram extensas observações e mantiveram registros detalhados dos fenômenos paranormais. Eles registraram mais de 2.000 eventos inexplicáveis. Eles tentaram várias vezes fotografar ou fazer gravações de áudio dos fenômenos mas fracassaram.

Uma médium chamada Annie Shaw foi levada para tentar se comunicar com qualquer entidade espiritual que poderia estar na casa. Ela sugeriu que havia várias entidades se alimentando da energia que saia da Sra. Harper e de uma das suas filhas, Janet, que foi associada a maioria dos acontecimentos na casa. Shaw ficou lá por um tempo, e por esse curto periodo os incidentes cessaram um pouco, mas quando voltaram semanas depois eles alcançaram um novo nivel de violência. Durante os próximos meses Grosse e Playfar focalizaram-se principalmente em Janet.

Em Dezembro de 1977 um espírito começou a falar por Janet. A voz dizia ser um velho cuja a família viveu na casa. Depois disso os incidentes pioraram e Janet em várias ocasiões levitou e foi atacada por objetos (em um dos incidentes ela teve um travesseiro entulhado na boca).

O número de incidentes caiu na primavera de 1978. Nesse tempo vários outros psíquicos se envolveram, inclusive o psíquico holândes Dono Gmelig-Meyling. Ele esclareceu um fator externo, o envolvimento de Grosse no caso foi em razão do sofrimento pela prematura morte da filha, dois anos antes. Grosse e Playfar escreveram um  livro que se chama This House Is Haunted (1980). Dois anos depois Janet recebeu um teste na Birkbeck College, e, para a surpresa de todos, Janet conseguiu mover o marcador de uma balança para um quilograma.

O poltergeist de Enfield foi dividido entre aqueles que acreditam em uma explicação paranormal, aqueles que acreditam em uma entidade espiritual e aqueles que acreditam que uma ou mais crianças (especialmente Janet) emanava um poder telecinético. Uma     outra explicação foi oferecida por Anita Gregory, que tentou explicar os fenômenos como sendo brincadeira das crianças (não sei como Janet fez pra voar, mas ok).

O caso é, até hoje, o maior registro parapsicológico da história.
Imagens:
                  
                                                            Janet levitando                          

Janet levitando e se segurando em uma mesa

Janet em estado de transe

Bons sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Hatters © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogger